Ouriço-Cacheiro – filhote resgatado

ouriço caxeiro

Foi resgatado pelo corpo de bombeiros, no Horto, na área do JBRJ, um filhotinho de ouriço-cacheiro (Coendou villosus).

É um machinho, já em idade de desmame, começando a comer frutas. Caiu da árvore e moradores chamaram o Corpo de Bombeiros, que, pela localização do resgate (dentro da área do JBRJ) entregou o bichinho ao Projeto de Conservação da Fauna. O filhote foi levado a Clinica de Reabilitação de Animais Selvagens a Universidade Estácio de Sá (CRAS – UNESA) e examinado pelo Dr. Jeferson Pires, que atestou sua saúde. Passou 3 dias com o pessoal do Cras para aprender a mamar na pipeta e acostumar-se com o leite artificial e agora encontra-se na sala do projeto, aonde aprende a comer frutas e a se virar sozinho para que possa ser solto o mais breve possível.

Por enquanto ele está sendo cuidado pela Gabi e pelos estagiários, voltando para casa mamadeira - ouriço caxeirodiariamente, pois ainda precisa de atenção especial e alimentação em períodos curtos. Em breve vai ficar no viveiro do projeto, aprendendo a comer alimentos encontrados na natureza e aguardando a hora da liberdade. Siga nosso blog e aguarde mais notícias dele.

Os cuidados com filhotes de animais selvagens devem ser feitos de forma impessoal e com o mínimo possível de contato, para que não fiquem mansos. Ao processo de amansar um animal, chamamos de Imprinting, e animais que tenham passado por esse processo são muito mais difíceis de libertar, pois tendem a procurar o homem para receber alimentos e atenção. Por mais que pareça difícil evitar o contato com um animalzinho choroso e fofo, é preciso torna-los o mais independentes possível, e mesmo criar um pouco de medo em relação ao ser humano, ou a sobrevivência ficará comprometida.

Já cuidamos de outros filhotes de ouriço-cacheiro, e os que ficaram mais “famosos” pelo público frequentador do jardim foram o “Fofura” (que ficou com Imprinting e teve que ser encaminhado ao CETAS/IBAMA), a “Larissa” (que foi solta no arboreto) e a “Abigail” (que também foi solta). Quer saber mais sobre ouriços-cacheiros e outros mamíferos noturnos? Clique aqui.

Anúncios
Esse post foi publicado em Animais atendidos e marcado , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Ouriço-Cacheiro – filhote resgatado

  1. Rachel Gertner disse:

    Bonito trabalho.
    Parabéns !
    Rachel Gertner

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s