Nascimento de macacos-prego no Jardim – por Gabriela Vivacqua e Anderson Jr.

Imagem 045Esse post foi pró-ativamente escrito pelos estagiários-voluntários Anderson Jr. e Gabriela Vivacqua. Nós adoramos, meninos! Escrevam sempre!

Olá, Amigo(a) do Jardim Botânico!

Temos uma grande novidade para compartilhar com você: o nascimento de dois filhotes de macaco-prego (Sapajus nigritus) no grupo que habita o arboreto do Jardim Botânico.

As mamães já passeiam com os seus bichinhos pelo arboreto e os novos integrantes do bando demonstram uma excelente integração com o grupo. A renovação populacional é um bom indicativo para a saúde da espécie e uma prova de que a preservação de nosso espaço verde, zona de amortecimento da Floresta da Tijuca, no coração da zonal sul do Rio de Janeiro, é essencial para a sobrevivência de nossa fauna.

Os nascimentos são observados em épocas de alta disponibilidade de recursos e no período de outubro a fevereiro. O desmame dos infantes também ocorre durante o período de pico de disponibilidade de alimentos. Os filhotes desmamam com aproximadamente um ano e meio de idade.

Imagem 049-001Lembramos que o macaco-prego é o último primata nativo da cidade do Rio de Janeiro que restou na região. Um verdadeiro macaco carioca!

Curta nossos bebês primatas com responsabilidade: não os alimente, mantenha uma distância confortável para os animais e tire apenas muitas fotos para guardar de recordação. Eles representam uma das nossas maiores riquezas da biodiversidade e devem ser admirados livres na natureza.

Nota do blog: lembrando que todo o grupo de macacos-prego fica mais alerta quando existem filhotes. Nunca chegue perto do filhote e/ou do adulto que o está carregando. Nem se interponha entre ele(s) e o restante do grupo. Evite ficar nessa posição (no meio do grupo) mesmo involuntariamente (quando os macacos estão se deslocando). Já vi machos adultos atacarem pessoas (inclusive crianças) que correram atrás de uma fêmea com filhote para fotografar. Lembrem que eles estão apenas defendendo o grupo contra um “animal gigante” que é o humano 😉

Imagem 028

Leia mais sobre os macacos-prego em:

Anúncios

Sobre Cris

Carioca, flamenguista, bióloga, primatóloga, viajante, casada. Metida a fotógrafa.
Esse post foi publicado em Notícias e Infos e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s