o Socó que sabia demais.

Tambaqui

Tambaqui São os “tubarões do Lago”. Sempre tem uma criança que grita, epolgadíssima, que tem TUBARÃO no lago!!

Toda semana o Projeto Fauna alimenta os peixes no lago Frei Leandro (Google). A alimentação fornecida é específica para os animais, prescrita pelo pessoal especializado. Coisas como frutas, pão, biscoitos e mesmo alimentos que possam parecer inofensivos podem ser realmente prejudiciais aos peixes e outros habitantes do Lago, como os cágados e pássaros. O equilíbrio entre as espécies precisa ser mantido e, como se trata de ambiente artificial, precisa ser sempre monitorado. Por isso é PROIBIDO ALIMENTAR OS ANIMAIS. E peixes são animais.

Traíra

Traíra Essa são as responsáveis por acidentes com mãos e pés indevidamente enfiados na água. Os dentões afiados e grandes cortam a carne sem dó. Além de ser perigoso por causa das traíras, o lago pode conter outras substâncias prejudiciais a nossa saúde e, nós podemos contaminar o lago com substâncias prejudiciais aos seus habitantes, como protetores solares

O fornecimento da ração é uma forma de reforçar a alimentação desses peixes que, em sua maioria, (carpas, traíras e tambaquis), foram introduzidos em um ambiente construído pelo homem, fornecendo uma fonte saudável de proteína e algumas vitaminas.

E os animais são metódicos e espertos, aprendem rapidinho a tirar vantagem das situações. Os peixes já se aproximam quando ouvem a ração batendo na água do lago e aproveitam. Os pequenos barrigudinhos, de espécies variadas e alevinos, são os primeiros a chegar e, logo a reboque vêm os carás. Depois as traíras se posicionam para capturar os barrigudinhos. Então chegam os grandes tambaquis e as carpas. Todos comem… É mesmo bem interessante de ver.

Socozinho - Butorides striata  foto: Gabriela Vivacqua-001

Socozinho – Butorides striata foto: Gabriela Vivacqua

Mas tem um cara que aprendeu a vantagem de seguir o pessoal da fauna. E não foi um peixe! É um pequeno e esperto socozinho (Butorides striata (Linnaeus, 1758)). Deve ser o Socó mais fotografado do JBRJ. Está sempre pelo Lago Frei Leandro, pescando em cima das vitórias-régias ou na beirada da ilha. É um pássaro relativamente pequeno, com uns 30 ou 35 centímetros. Tem um jeito engraçado e anda meio agachado, como se desconfiasse de alguém. As pernas são compridas e amarelas, com pés largos e finos que ajudam a caminhar leve na vegetação aquática.

Butorides striata

Butorides striata

Ele não está nem um pouco interessado na ração: come os peixes que se refastelam na comida farta. É bem interessante ver como esse pássaro entendeu o processo de alimentação dos peixes e se aproxima correndo e desconfiado do local aonde colocamos a ração. Um olho o peixe e outro no balde de ração, monitorando a nossa aproximação, sem nunca chegar muito perto.

Butorides striata

Butorides striata

Quando caça, estica um pescoção e cata o peixinho dentro d’água. O pescoço é algo realmente surpreendente. Fica escondido no meio das penas do peito, parecendo um passarinho comum. De repente estica em um pescoção de garça, ficando completamente diferente. Realmente um instrumento para pesca. O bicão comprido tem um acabamento serrilhado que prende bem o peixe.

 

Butorides striata

Butorides striata

E agora ele acompanha a alimentação dos peixes, sempre com seus passinhos leves, vigilante e desconfiado, em um dia de fartura à custa da equipe da Fauna.

Abaixo tem um montão de fotos (por que eu tenho problemas para escolher as coisas) da galera que frequenta o Lago frei Leandro. Divirtam-se!

 

 

 

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios
Esse post foi publicado em A Fauna do JBRJ, Animais atendidos, Aves e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s