A Super Lua e os SUPER Passeios Noturnos de setembro

A Superlua de setembro

A Superlua de setembro

Não é toda noite que o Gustavo manda apagar a lanterna e eu sou obrigada a responder: _Que lanterna? Pra desligar essa luz, vamos ter que falar com Deus… E ele se da conta que a “lanterna” é o luar ‘bombando’ no arboreto.

Pois bem, foram 2 saídas noturnas nesse clarão de superlua. E que passeios!!

Passeio Noturno

Passeio Noturno

Na segunda feira acompanhei a aula noturna do Prof. João Quental, de fotografia. O curso rola pela Associação de Amigos do JB, sob a gentil batuta do mestre Quental. Sou suspeita, mas recomendo (MUITO). No programa tem uma aula noturna e o projeto fauna acompanha o grupo no arboreto.

Lua de Farol

Lua de Farol A foto é só pra ilustrar… eu ainda não fiz o curso…

Tem sempre um playback para atrairmos as corujas, mas eles não cooperaram essa noite. Talvez intimidadas pela lua de holofote… No passeio anterior elas vieram sem cerimonia, se exibindo maravilhosas no alto das arvores, em rasantes silenciosos e com diversas vocalizações. Dá gosto de ver!

Mas dessa vez nos contentamos com a lua.

Olha o sapinhoooo

Olha o sapinhoooo

Depois, na 4ª feira foi a vez do passeio mensal. E foi especial também, porque tivemos a participação da turma do curso de extensão Educação, Ambiente e Sociedade, oferecido pelo Núcleo de Educação Ambiental do JBRJ. Foi bem legal ter uma turma de biólogos e educadores fazendo toooodas aquelas perguntas que nem passaram pelas nossas cabeças até hoje. Uma nova visão. E mais legal ainda realizar o passeio com tantos colegas do JB, que a gente encontra todo santo dia, mas nunca teve chance de fazer uma dinâmica juntos. Espero que tenham se divertido tanto quanto eu.

Ver em braile

Ver em braile

E, pra completar a programação, a turma de visitantes que se inscreveu estava cheia de crianças curiosas e corajosas, com dedinhos doidos pra ‘ver em braile’ o pelinho do morcego e a pele do sapo (aqui e aqui). Os adultos, mesmo com um pouco mais de nojo, não ficaram muito atrás.  Me divirto!!

O passeio noturno mensal está cada dia mais bem estruturado com a nossa experiência. Temos até um filminho!! E mais uma vez agradeço aos Amigos do Jardim que, gentilmente, cederam o seu auditório para nossa brincadeira.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Claro que não poderia deixar de agradecer ao Super Caco Sawczuk, que guiou a metade da galera, ao Gustavo Tato, que transforma qualquer morceguinho em Batman, ao Marco Kato, que faz o mundo dos anfíbio um reino encantado  e, claro, às valentes da Fauna, as voluntárias Júlia Muniz e Marina Bordin, que foram pau pra toda obra, tornado possível aproveitarmos a LUA MARAVILHOSA que nos recebeu no arboreto!!

Aproveitando: Quem quiser colaborar com a nossa galeria, é só enviar as fotos para fauna@jbrj.gov.br com nome do autor e o título da foto.

Mês que vem tem MAIS! E já temos um monte de ideias pra melhorar a visita!!

Ah! E não se esqueçam: #faunajbrj !!

Esse post foi publicado em Eventos, Passeio noturno e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário