E as jiboias voltaram a dar as caras.

Jiboia na caixa de transporte.

Jiboia na caixa de transporte.

Sempre tem uma época do ano, (ou mais de uma) que os animais de uma determinada espécie “resolvem” aparecer mais… E agora é a “semana da jiboia”.

E porque todo ano tem jiboia, todo ano tem o Marco Massao ajudando (MUITO) com elas... Obrigada, Marquinho, por estar sempre vigilante. *_*

E porque todo ano tem jiboia, todo ano tem o Marco Massao ajudando (MUITO) com elas… Obrigada, Marquinho, por estar sempre vigilante. *_*

Todo ano tem, mas desde o ano passado as aparições de jiboia tem sido bem frequentes… Isso tem, ou pode ter, diversos motivos. (veja mais aqui, aqui, aqui e aqui) O mais importante, porém, é saber que as jiboias tem tanto direito ao local quanto nós. Que devem ser respeitadas e que são parte essencial na manutenção do equilíbrio urbano em uma cidade cheia de florestas, como o RJ. Sem as cobras (mesmo as peçonhentas) teríamos uma enorme quantidade de ratos, baratas e outros artrópodes, de pequenos animais que tem suas populações controladas pela alimentação delas.

fazendo o manejo de retirada do Arboreto de uma jiboia junto ao Mirante.

fazendo o manejo de retirada do Arboreto de uma jiboia junto ao Mirante.

Jiboia atravessando a trilha da Mata Atlântica

Jiboia atravessando a trilha da Mata Atlântica

Dito isso, é importante alertar: jiboias geralmente comem animais de pequeno porte. Caçar um gato ou um cão é exceção da exceção… Acontece, mas é difícil. Primeiro porque a cobra tem que ser realmente grande (2 m ou mais) e cães e gatos são predadores, bem equipados para defesa. Eles sabem da presença da cobra pelo cheiro e, instintivamente conhecem o perigo. São bastante aptos para fugir e, geralmente, são eles que oferecem perigo para as cobras e outros animais selvagens, que caçam tanto para comer quanto por instinto. Qual o dono de gato que nunca recebeu um bichinho morto de “presente”?

Manejando para caber na caixa de transportes.

Manejando para caber na caixa de transportes.

Para evitar que as jiboias se aproximem (demais) de uma casa é importante tomar algumas precauções: nada de deixar animais de estimação soltos. Além do risco para eles, tem o risco para a fauna . Municiar os cães e gatos com um guizo na coleira também é importante, diminui a caça e afasta predadores.

IMG_4464Ratos são atraídos pela ração dos animais domésticos e pelo lixo. Nada atrai mais uma jiboia que um rato (bom, aposto que outra jiboia, mas enfim…). Então, nada de pratos de comida para gatos de rua, ração oferecida o dia ou a noite toda. (Os cães e gatos precisam comer na hora que a comida é oferecida. Além de atrair ratos e gambás, entre outros, ela fermenta e pode causar doenças, incluindo a torção gástrica).  Manter os quintais e áreas bem limpos, sem acumulo de objetos como madeiras e caixas, que são uma ótima toca tanto para ratos
quanto para cobras…

IMG_4463aEm tempo: as jiboias resgatadas no arboreto são soltas na área de mata ou borda de mata do JB, bem longe das casas e do público.

Esse ano começamos o programa de monitoramento de jiboias no Núcleo de Conservação da Fauna do JBRJ. Todos os animais manejados serão microchipados e a biômetra tomada. Dessa forma, a cada manejo, ano após ano, poderemos acompanhar o desenvolvimento individual dos animais, o crescimento ou diminuição das populações, a área de vida, entre tantas outras coisas. Poderemos acompanhar o indivíduo e conhecer mais sobre seus hábitos e sobre as populações na área do JB.

IMG_4653Essa semana tem treinamento de microchipagem no CRAS, com o Prof. Jeferson Pires. Já estamos com uma caixa de transporte de serpentes nova (obrigada, seu Odair!) e uma quantidade de microchipes separada. Vai ser um projeto bastante interessante a longo prazo.

E viva a “semana da Jiboia”!!!

Anúncios
Esse post foi publicado em Animais atendidos e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s