Pró Corujas

Uma das nossas Murucututus reintroduzida no JBRJ.

Uma das nossas Murucututus reintroduzida no JBRJ. A cabeça consegue girar bastante para olhar para trás.

Tem oportunidades insuspeitas que batem na porta da gente e são realmente ótimas.

Outro dia me ligou um amigo do Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) . O CETAS é o local para onde vão os animais apreendidos e os resgates sem reintrodução imediata no R J. Quer dizer: é um grande ‘zoológico’ onde os animais não estão em exposição, mas aguardando para serem triados. Fazem uma quarentena, tratamento veterinário e reabilitação para voltarem para a natureza ou serem distribuídos para zoos, criadouros, santuários, áreas de soltura e etc, dependendo do quadro.

Corujas Mocho-oreludo no CETAS (e um femoralis).

Corujas Mocho-orelhudo no CETAS (e um femoralis).

Pois bem, me ligou o Daniel, veterinário de lá, sobre a coruja que estava aqui no JB, sem condições de voo, aguardando uma oportunidade de ir para uma área de soltura. Acontece que ia ter um curso de ecologia e manejo de corujas, a pedido do INEA, no Centro de Primatologia do Rio de Janeiro (o Centro de primatologia merece um post só dele… né, Cris!?). Então o Daniel me chamou, com direito a levar 1 voluntário do Fauna, para fazer o 2º dia do curso e levar a nossa murucututú. Mais de corujas aqui, aqui e aqui

E foi MUITO legal!!

Corujas em recuperação no CRAS-UNESA

Corujas em recuperação no CRAS-UNESA

Tivemos a oportunidade de conhecer o trabalho da Pró Corujas, uma associação nacional para pesquisas, conservação e preservação de strigiformes (as corujas).

E o seu fundador, o Marc Petroff. O cara é, realmente e intensamente, um apaixonado por corujas.

 

 

Aprendendo a correta contenção de corujas com o prof. Marc Petroff

Aprendendo a correta contenção de corujas com o prof. Marc Petroff

Encontramos com alguns amigos do INEA para um dia de grandes aventuras corujísticas: aprender, lembrar e descobrir muitas informações sobre esses animais tão interessantes e suas características particulares e especiais.

 

O desafio de organizar as caixas de transporte com segurança, rapidez e eficiência na caçamba da pick-up

O desafio de organizar as caixas de transporte com segurança, rapidez e eficiência na caçamba da pick-up

 

 

Algumas curiosidades sobre corujas: elas ouvem em ‘3D’. Os ouvidos não são simétricos e recebem o som com milésimos de segundos de diferença aumentando precisão de cálculo da distância. Voam em completo silêncio, devido a adaptações das penas nas asas.  A cabeça tem grande capacidade de rotação (gira até 270º!!) e elas podem olhar em ângulos bem radicais. E as vocalizações! São incríveis! Quem conhece as vocalizações das corujas, perde o medo de fantasmas… veja algumas aqui, aqui e aqui

 

o professor Marc Petroff e nossa Murucututu

o professor Marc Petroff e nossa Murucututu

Aprendemos contenção correta, manejo e transporte com segurança, várias de formas de readaptação para soltura, uma aula de amor transbordante dele pelas aves.

Nossa murucututú foi examinada por um SUPER especialista e ganhou uma chance incrível de reintrodução. Boa sorte pra ela, e pro Pró Corujas, nosso muitíssimo obrigada!

O grupo do curso .

O grupo do curso .

Ah! Ao INEA, ao CETAS, ao Centro de Primatologia e ao pessoal dos parques, também!

 

 

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios
Esse post foi publicado em Eventos, Outros eventos e marcado , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Pró Corujas

  1. Cris disse:

    Irado! Ok, tô devendo um post sobre o CPRJ. E vários outros, devo e não nego! rsrsrs
    Juro que vou tentar! Bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s