Araçari-poca

IMG_5737Um parente do tucano, o araçari-poca (Selenidera maculirostris) já foi mais comum no Rio de Janeiro. Hoje, seu avistamento é bem mais difícil.  Gosta das áreas mais escuras das florestas, onde vive em pares ou grupos, caçando insetos, pequenos vertebrados e frutos. Muitos frutos! É um dispersor eficiente de sementes, o que é muito importante para a conservação da nossa Mata Atlântica.  

IMG_5725Em parceria com a Clínica de recuperação de Animais Selvagens da UNESA, o Núcleo de Fauna do JBRJ soltou um macho de araçari na área de mata atlântica. O animal foi resgatado por bombeiros no Alto da Boa Vista, fraco e um pouco desorientado. Após um período de tratamento e observação, foi encaminhado ao Núcleo de Fauna do JBRJ para soltura, segundo licença do IBAMA. Na mesma época, ano passado, foi solta um outro animal da mesma espécie com histórico semelhante. Ela foi resgatada em Jacarepaguá e também encaminhada para reintrodução no JB.

IMG_5724Em tempo: Os animais que vem Selenidera maculirostrispara reintrodução no JB vem sob orientação de um especialista e com a devida licença do IBAMA. O Núcleo de Fauna não pode receber NENHUM animal de fora sem a licença dos órgãos responsáveis. Nunca solte animais, selvagens ou não, nativos ou não, sem a autorização dos órgãos competentes. Além de ser uma soltura ilegal, ainda por cima pode ser prejudicial para o meio ambiente ou para o animal…

IMG_5731A ideia é reforçar a população desses dispersores de sementes na área do Maciço da Carioca. O trabalho deles, de dispersão, é importantíssimo para a conservação da nossa bela Floresta da Tijuca.

IMG_5734Machos e fêmeas são diferentes: ele tem as marcações em preto e ela em marrom, na cabeça, peito e garganta. Os dois são do mesmo tamanho: cerca de 30cm e com 170 gramas, em média. O bico é especialmente interessante, longo, forte serrilhado e com traços negros bem marcados.

Agora é torcer para que ele encontre uma fêmea e, juntos, façam ninho num dos muitos ocos de árvore da região, tenham muitos filhotes e espalhem sementes por todo o Maciço da Carioca!

Anúncios
Esse post foi publicado em A Fauna do JBRJ, Animais atendidos, Aves e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s