Todos contra o mosquito

IMG_20160205_112606916No reforço do combate ao Aedes aegypti o núcleo de Fauna foi solicitado pela Coordenação de Conservação de Área Verde a fazer uma transferência e  reforço de alevinos nos lagos do JB. Os alevinos são filhotes de peixes. Eles são conhecidos como “barrigudinhos” e a muitos se alimentam de larvas de mosquitos (grande ajuda, né?!!).

IMG_20160205_112318336.jpg

Insira uma legenda

Então capturamos um monte de bebês peixe no Lago Frei Leandro. Tem muitos, o lago é bem saudável e, apesar de muitos filhotes serem de peixes exóticos, os laguinhos onde foram colocados não tem área para fuga, o que protege do perigo de introdução de espécies.

IMG_20160205_112821848.jpgOs peixes do Frei Leandro foram colocados lá há muitos anos, algumas espécies logo depois da construção do lago, outras levas de peixes foram adicionadas depois. Nada muito bem documentado… Hoje temos lá um monte de barrigudinhos, que é um nome (muito) genérico para peixinhos pequenos. São espécies pequenas e são filhotes de peixes que lá estão. Das espécies mais conhecidas, temos: os enormes tambaquis, as mal-afamadas traíras, algumas carpas perdidas, tilápias nilóticas e diversos carás (que são esses discos azulados).

IMG_20160205_120205641_HDR.jpgComo todos eles são intrépidos comedores de larvas, principalmente enquanto são alevinos, estamos aproveitando para transferir alguns alevinos (que são os filhotes) do Lago Frei Leandro para os laguinhos do Playground. Explico: apesar de ser a mesma água, os peixes tem dificuldade de se estabelecerem lá. A entrada dos poços é pequena e eles não passam… Quem chega lá está confinado naquele poço e é difícil de sair. Então os filhotes que transferirmos agora terão que ser manejados em 1 ou 2 anos, de volta pro Frei Leandro….

IMG_20160205_120650105_HDR.jpgEnquanto isso eles vão ajudando e comendo larvas. Lá também temos um exército de sapinhos e pererecas, que já dão conta do recado, normalmente. Como a Dengue, a chikungunya e a zica não estão dando mole, resolvemos não dar também, e por isso reforçamos as defesas.

IMG_20160205_113308842_HDR.jpg

A moral da história é que, com a ajuda da própria natureza, podemos combater o mosquito que está ameaçando a saúde de todos. Então, peixinhos são bem vindos e, sapinhos, ainda mais bem vindos.

#TodosContraOMosquito

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Ações. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Todos contra o mosquito

  1. Ótima iniciativa, porém deveria revisar o termo barrigudinho. Ver Poecilia reticulata e tb o nosso nativo. Abrs.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s