2 cabeças e um mito

 

IMG_4402Com a ajudinha do Guilherme Nunan e do Marco Massao Kato

Começa que não são cobras… nem minhocas… são Amphisbaenias. O nome é derivado de Amphisbaena, uma serpente mítica com uma cabeça em cada extremidade. Tem um vídeo no Youtube, e uma página no portal dos mitos, mas é só de curiosidade, porque o animal real é bastante inofensivo e realmente interessante do ponto de vista evolutivo.

IMG_4397.JPGAs cobras-cegas, também conhecidas como cobra-de-2-cabeças, a Leposternon microcephalum, são répteis. Não são lagartos nem cobras, mas, muito menos, minhocas (que são invertebrados). No caso das encontradas ocasionalmente no JB, trata-se do gênero Leposternon, que tem característico o corpo alongado e robusto, a cabeça curta e “achatada”, entre outras coisas.

IMG_9996.JPGSão carnívoros, podendo mesmo comer pedaços de presas maiores, graças a um único e poderoso dente. Mas para nós, são inofensivas. A reprodução é ovípara e pouco estudada, tendo associação com formigueiros em muitas espécies.

 

IMG_20160205_115919755_TOP.JPG

Seus hábitos são fossoriais, isso significa que vivem enterradas e explica muita coisa sobre a aparência delas.

Além disso, por terem hábitos fossoriais, são difíceis de estudar, sendo poucas as informações  sobre reprodução e ecologia, que são difíceis de estudar…

Os olhos são diminutos, cobertos por escamas, e apenas diferenciam presença e ausência de luz. O corpo, alongado, sem membros, se presta perfeitamente à escavação de túneis. Ainda que não tenham os membros, se olharmos o esqueleto, as cinturas pélvica e peitoral estão presentes, indicando a proximidade filogenética com os lagartos. O crânio é, basicamente, sólido, e o “pescoço”, musculoso, o que ajuda nas escavações. Não tem orelhas exteriores. Sua movimentação é muito eficaz podendo ir para frente e para trás com facilidade, nos túneis. A pele, coberta de diminutas escamas é relativamente “solta, o que facilita essa movimentação.

Amphisbaena alba.JPG

A principal característica, para quem vê pela primeira vez, é a aparente dupla cabeça. A cauda realmente parece outra cabeça, mas com alguns manejos basta uma olhada pra ver a diferença. E pra começarem as piadas com a aparência dela…

013-11-20_JBRJ_Amphisbena.JPG

Vira e mexe aparece uma, geralmente quando chove. Ainda que algumas pessoas tenham medo, são inofensivas.

IMG_20150514_142741302.JPG

Anúncios
Esse post foi publicado em A Fauna do JBRJ, Animais atendidos, Repteis e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s