Bioinvasão

A bioinvasão é a segunda maior causa de extinção do mundo, perdendo apenas para o desmatamento. Também conhecida como invasão biológica, ela é definida como a “entrada” de uma espécie num ecossistema em que ela nunca existiu. A espécie que “invade” o habitat ao qual ela nunca pertenceu é chamada de exótica. As bioinvasões possuem ação direta ou indireta do homem.

No caso do Rio de Janeiro temos o sagui (aqui,  aqui), que foi trazido para a cidade através do tráfico, para ser usado como pet, no século 20. Atualmente, o mico é visto em todo o Estado e compete por alimento e território com as espécies nativas, além de realizar cruzamentos entre espécies diferentes – hibridação (os exóticos Callithrix jachus e Callithrix penicillata e o nativo (e ameaçado) Callithrix aurita). Já o mico-de-cheiro (aqui), nativo da Amazônia, foi introduzido no Parque Nacional da Tijuca e já começa a formar um bando cada dia maior. Todas essas espécies disputam espaço e comida com o nosso último macaco carioca: o macaco-prego.

Ainda no JBRJ temos o lago das Tartarugas(aqui), que na verdade é um lago de cágados. São as espécies Trachemys dorbigni, original do Sul do Brasil e  Trachemys scripta, original da América do Norte. Esses animais são todos exóticos e a maioria é de híbridos entre as duas espécies. Foram todos abandonados em algum momento no interior do JBRJ e recolhidos ao tanque para tentar frear seu potencial invasor.Todos os anos, dezenas de filhotes eclodem dos ovinos e tem que ser encaminhados ao CETAS do IBAMA. Na natureza reproduzem-se com grande eficiência e são predadores vorazes, consumindo grande quantidade de recursos e competindo com a fauna local.

Como se não bastasse o impacto da bioinvasão, muitas pessoas não sabem sequer da existência desse problema – fato este que dificulta a sua erradicação.

Anúncios
Citação | Esse post foi publicado em A Fauna do JBRJ, Animais atendidos e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s