Adeus a Coimbra-Filho

coimbra-filhoFoi com muito pesar que recebemos a notícia do falecimento de Adelmar Faria Coimbra Filho no dia 27 de junho de 2016. Um dia triste, de despedida, mas também de agradecimento pelo grande mestre que ele foi. Fazem 15 dias, e o sentimento de nó na garganta ao escrever sobre ele ainda está presente.

92 anos e a maioria deles dedicado à conservação.Coimbra foi técnico agrícola, se formou em História Natural, com Mestrado em Zoologia pela UFRJ, e Membro da Academia Brasileira de Ciências. É muito conhecido por suas pesquisa no campo da Primatologia, mas também atuou em Biologia de Vertebrados, Ecologia, Biogeografia e Conservação da Biodiversidade. Publicou mais de 200 artigos científicos com temas também sobre restauração de ecossistemas naturais, botânica florestal, sobre zootecnia e animais de criação como cães e galos. Foi sócio fundador das Sociedades Brasileiras de Botânica, Zoologia e Primatologia. Recebeu homenagens que renderam seu nome em espécies de bromélia (Neoregelia coimbraii), percevejo (Taedia coimbrai), um macaco (Callicebus coimbrai) e um fóssil macaco (Cartelles coimbrafilhoi).

Coimbra Filho e Pissinatti, CPRJ

Coimbra e Pissinatti, seu sucessor e atual diretor do CPRJ

A Primatologia brasileira e mundial perde um de seus grandes líderes.

Coimbra-Filho pode ser considerado o “pai da Primatologia” no Brasil. Ele foi pioneiro nos trabalhos de campo com primatas no país e fundador do Centro de Primatologia do Rio de Janeiro (atualmente vinculado ao Inea) em 1975, onde trabalhou e presidiu até 1994. Também foi um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Primatologia em 1979.

Coimbra e Pissinatti, CPRJ

Coimbra e Pissinatti nos recebendo carinhosamente no CPRJ.

Contribuiu enormemente para a conservação do mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia) e a criação da 1ª Reserva Biológica do país (Poço das Antas) para protegê-lo (após o fracasso da criação da Reserva Biológica de Jacarepaguá na década de 60); contribuiu para a redescoberta do mico-leão-preto (Leontopithecus chrysopygus) após ele ser considerado extinto por 50 anos; e incentivou a conservação das 4 espécies desse gênero. É referência obrigatória sobre o gênero Callithrix, com as primeiras pesquisas sobre as espécies desde a década de 60. Também reintroduziu o tucano-de-bico-preto (Ramphastus vitellinus ariel) no Parque Nacional da Tijuca, e plantou diversas árvores (e palmeiras!) em parques, praças e jardins por conta própria.

mico-leões

Mico-leões, o dourado (ou vermelho “piranga”, segundo o Coimbra), e o preto, no CPRJ.

Coimbra Filho e tucanos

Em 2013 foram soltos 2 filhotes de tucano resgatados na Zona Sul, próximo ao JBRJ, e tratados pelo projeto Fauna e o CRAS-UNESA, em uma ação conjunta com o licenciamento do Ibama.
O Professor Adelmar Coimbra Filho veio prestigiar o trabalho, que é um reflexo do que ele iniciou.

Coimbra e Pissinatti

Coimbra e Pissinatti em palestra no Museu do Ambiente, no JBRJ.

O inestimável legado que o prof Coimbra-Filho nos deixou será eterno. A falta que já sentimos dele só não é maior que o sentimento de gratidão. Obrigada por nos tornar menos “estúpidos”, menos “ignorantes”, menos “imbecis”, menos “bocós” e menos “cretinos” (como ele diria), por nos dizer qual é a maior árvore do mundo, a madeira mais dura, etc., com toda a sua falta de cerimônia. Você foi nosso professor, incentivador, exemplo, amigo. Descanse em paz!

Fortaleza, 04 de junho de 1924 – Rio de Janeiro, 27 de junho de 2016

Anúncios

Sobre Cris

Carioca, flamenguista, bióloga, primatóloga, viajante, casada. Metida a fotógrafa.
Esse post foi publicado em Notícias e Infos e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s