Passeio Noturno de setembro com soltura de animais e surpresas

Cristo Redentor iluminado

Passeio Noturno

Todos os meses fazemos uma noite de Passeio Noturno para compartilhar com os visitantes um pouquinho do nosso amor aos animais. Principalmente os animais noturnos, como sapos, morcegos, insetos, gambás, … animais tão negligenciados pela maioria. E compartilhar também o quanto é agradável estar no Jardim Botânico a noite, com o frescor, a iluminação natural da lua e estrelas, ou do Cristo Redentor iluminado, com cheiros de flores que só abrem a noite, e o brilhinho de vaga-lumes. Só vendo pra entender. É fantástico!

Quando temos algum animal silvestre noturno que passou por cuidados no Núcleo de Conservação da Fauna (ou algum parceiro) e está recuperado e pronto para ser solto, aproveitamos para soltar durante o Passeio Noturno. E dessa vez aconteceu de soltarmos um gambá e um ouriço-cacheiro (o Gabriel, batizado pelas crianças da Escola Municipal Júlia Kubitschek após nossa visita lá). O melhor de trabalhar com animais silvestres é a possibilidade de os ver “voltando pra casa”.

soltura ouriço-cacheiro

Ouriço-cacheiro Gabriel ganhando a liberdade

soltura ouriço-cacheiro

Ouriço-cacheiro Gabriel ganhando a liberdade

Sempre conseguimos ver alguns animais através de técnicas de captura. Mas animais são sempre uma surpresa, aparecem quando eles querem. E eis que essa turma do Passeio Noturno foi sorteada!

  1. As corujas algumas vezes ficam tímidas, mas dessa vez algumas corujas murucututu resolveram vocalizar e responder ao playback de vocalização bem numa das estações do Passeio.
  2. Pela primeira vez apareceu uma cobrinha no Passeio. Pena que assim como ela apareceu, foi embora, e poucos viram. kkkk
  3. Tb principiante nos passeios foi um mussum. Parece uma cobra, mas é um peixe!
  4. Também pela primeira vez durante um Passeio Noturno, a capivara que adotou o Jardim como lar nos últimos meses resolver aparecer pertinho da turma de visitantes! Uau!
coruja murucututu

Murucututu adulta (Foto João Quental)

mussum

Mussum, peixe com cara de cobra

capivara

Capivara passeando no Jardim a noite

E saiu todo mundo assim: com cara de feliz! Visitantes e equipe! ❤

passeio noturno

Os Passeios Noturnos abertos a visitantes ocorrem 1 vez por mês, menos no período do horário de verão (porque anoitece muito tarde e nós temos vida após trabalho, minha gente! rs). Em outubro ocorrerá o último do ano e será uma edição especial de Halloween. Venha tomar uns sustos conosco. Inscrições na AAJB.

Anúncios

Sobre Cris

Carioca, flamenguista, bióloga, primatóloga, viajante, casada. Metida a fotógrafa.
Esse post foi publicado em Eventos, Passeio noturno e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s