Campanha do dia da criança: doe um bicho de pelúcia para nossos filhotes

Filhote de ouriço-cacheiro

Filhote de ouriço caixeiro, cuidados parentais.

Está chegando o dia da criança! E muitas famílias possuem o hábito de retirar do armário os brinquedos antigos para abrir espaço para os novos. Se você tem um bicho de pelúcia qualquer que não é mais usado e pode ser doado, doe para os filhotes do Núcleo de Conservação da Fauna do Jardim Botânico do Rio!

Com o início da primavera, começa a estação reprodutiva de muitos animais. E aí que muitos filhotes acabam sendo resgatados por nós no arboreto do jardim Botânico porque se perderam de suas mães ou porque ficaram órfãos. Sem a presença da mãe, o bicho de pelúcia é uma boa substituição enquanto o filhote passa por cuidados até crescer e poder ser solto. O bicho de pelúcia é uma superfície macia para os filhotes se agarrarem, e dá conforto térmico. Ainda pode passar uma sensação de companhia.

Nesses poucos dias de primavera, o Núcleo de Fauna já recebeu mais de uma dezena de gambazinhos, soltamos um gambá e um ouriço-cacheiro jovem, e ontem recebemos um filhotinho de ouriço-cacheiro bem pequeno.

filhote ouriço-cacheiro

Ouricinho “Dodô” e seu bichinho de pelúcia

gambazinho bebê

gambá bebê “Jay” com um bichinho de pelúcia

Não estamos mantendo os filhotes bem pequenos aqui porque não temos um sistema de aquecimento eficiente. Por isso, os pequenos vão para clínicas veterinárias parceiras (CRAS e Prosilvestres) ou para a casa de um de nós da equipe, que precisa manter uma bolsa de água quente constantemente aquecida junto aos filhotes. Para mantê-los aqui, precisaríamos de uma UTA (um tipo de chocadeira) ou uma lâmpada especial para aquecimento, ou um aquecedor de ambiente.

gambazinho bebê

Gambazinho ainda com olhos fechados sendo aquecido na mão.

Enquanto isso, nossos parceiros e voluntários da equipe ajudam os filhotes. E você também pode ajudar doando os bichos de pelúcia, para maior conforto dos nossos filhotes! Não tem pelúcia para doar? Não tem problema. Aceitamos também toalhas (de rosto, mão ou banho) usadas ou paninhos diversos onde embrulhamos os filhotes dentro das gaiolas. Ou doe em dinheiro (aqui) para nos ajudar a comprar a UTA.

gambazinho bebê

Filhotes órfãos de gambá, com paninho atoalhado

Doe as pelúcias e toalhas na AAJB (Associação de Amigos do Jardim Botânico) ou direto conosco (na casa 7 do Jardim). Receberemos durante a semana do dia da criança e até o dia do Passeio Noturno desse mês (19/10).

Anúncios

Sobre Cris

Carioca, flamenguista, bióloga, primatóloga, viajante, casada. Metida a fotógrafa.
Esse post foi publicado em Ações e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s