Vagas para estágio voluntário no Núcleo Fauna do JBRJ

fevereiro 2015: Mari Vergueiro, Luiz Felipe Cavalcanti e Luis Rodrigues - manejo de jibóia

Atualização: esse processo seletivo foi realizado e as vagas foram preenchidas. Por favor, aguarde nova oportunidade. Obrigada!

– – – – – – — – –

Estamos com vagas para estágio voluntário no Núcleo de Conservação de Fauna do JBRJ. Ele pode ser desenvolvido no período de férias (dezembro a fevereiro) ou por 1 ano (renovável). Favor nos contactar no e-mail fauna@jbrj.gov.br em caso de interesse, para agendar uma visita e entrevista.

Geralmente o período de voluntariado é de cerca de 1 ano, dependendo da pesquisa a ser desenvolvida. Exigimos ao menos 3 turnos por semana, manhã (08:00 as 12:30) e/ou tarde (12:30 as 17:00), com um plantão mensal no fim de semana obrigatório (sábado OU domingo, 09:00 às 16:00 – com 1 hora de almoço). A voluntário deve ser aluno de graduação (ou pós-graduação) regularmente matriculado em curso de Ciências Biológicas, Ciências Ambientais, Veterinária, ou afim. Aceitamos alunos de outras áreas que tenham interesse em desenvolver projeto sobre Fauna (já tivemos alunos de design, estatística, direito).

O voluntário vai atuar no auxílio às pesquisas em desenvolvimento do Núcleo de Fauna e a rotina diária, que inclui limpeza de recintos e caixas de transporte, alimentação e cuidados de animais, observação de plataformas de ceva e contagem de indivíduos de espécies estudadas no campo, etc. Vai fazer também trabalho junto ao público fornecendo informações sobre as regras de convivência com a Fauna, atuando no Arboreto.

É necessário que o voluntário desenvolva uma pesquisa de seu interesse. Para isso, pedimos como pré-requisito um pré-projeto com a ideia principal e a justificativa para sua pesquisa. Nesse pré-projeto você deve esboçar a metodologia pretendida e um cronograma básico de trabalho. Não esqueça a bibliografia.

Para iniciar o trabalho, podemos fazer um mês de experiência, lembrando que o desenvolvimento do seu projeto é condição sine qua non para a sua efetivação no Núcleo de Fauna.

O uniforme é obrigatório, constando de: camiseta do Núcleo de Fauna (fornecida por nós), calça comprida e adequada para o campo (está vetado o uso de calças tipo legging), sapato fechado e adequado, com solado antiderrapante, e meias. Cabelos compridos devem estar presos no campo e brincos e acessórios grandes podem ser perigosos no manejo de animais ou no mato. Recomendamos o uso de protetor solar e repelente de insetos. Pedimos para que seja evitado o uso de perfumes.

Para saber, durante o seu tempo de voluntariado:

É necessário vacinar-se contra febre amarela, tétano e hepatite. Caso queira trabalhar com mamíferos, é necessário vacinar-se com a anti-rábica pré-exposição.

Serão solicitados relatórios mensais.

Todas as faltas serão compensadas no fim de semana.

Importante lembrar: quando há feriado, a escala permanece inalterada, seja o feriado durante a semana, no fim-de-semana ou emendando com ele.

Após 3 faltas, assim como no caso do não cumprimento das tarefas, o aluno poderá ser desligado do programa, sem direito ao certificado ou, dependendo do caso, somente a declaração parcial das horas cumpridas.

Podemos marcar uma data para visitar o Projeto, durante a semana, das 9:00 às 11:00 ou de 14:00 às 16:00.

Favor nos contactar no e-mail fauna@jbrj.gov.br em caso de interesse, para agendar uma visita e entrevista.

Anúncios

Sobre Cris

Carioca, flamenguista, bióloga, primatóloga, viajante, casada. Metida a fotógrafa.
Esse post foi publicado em Notícias e Infos e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s