Feliz dia de Charles Darwin

httpswww-colegioweb-com-brfevereirodia-de-darwin-12-de-fevereiro-html

No dia 12 de Fevereiro, se comemora o Dia de Charles Darwin, em referência ao seu aniversário, em 1809. Esse foi o homem que mudou a forma como percebemos o mundo e a natureza. De certa forma, sua teoria, junto com a de Alfred Russell Wallace, devolveram ao mundo natural o homem, esse bicho que tem a duvidosa percepção de si mesmo como um não animal.

Pois bem, nesse dia comemoramos a ciência, a evolução e a humanidade em si, celebramos a intrínseca necessidade do “macaco nú” (que somos nós mesmos) de conhecer, investigar, explorar e descobrir o mundo e as coisas do mundo, do universo e de nós mesmos.

darwin-jovem

Charles Darwin – portrait by George Richmond, 1840 fonte: internet

Darwin foi uma pessoa curiosa e peculiar. Muito jovem já era um pequeno pesquisador, que gostava de História Natural e fazia coleção de minerais, conchas, plantas, flores silvestres e outras coisas inusitadas. Prestava atenção aos detalhes do mundo, que observava atentamente. Seu pai foi médico, seu avô também médico e poeta, além de filósofo… Veio de família culta e poderia ter seguido os passos da família, estudado medicina em Edimburgo, mas seu interesse pelo mundo quase o levou ao clero, quando seu pai, por conta da tal curiosidade de Charles, o transferiu para Cambridge. Por fim, tendo estudado artes e participado de muitos estudos em botânica e história natural, sob a tutela de John Stevens Henslow, embarcou no Navio Beagle, como naturalista.

Dessa viagem veio, aos poucos e de forma crescente, a semente da Teoria. Durante toda a vida debateu consigo mesmo (e, por fim, com todo o mundo) aquela que seria a teoria mais incrível do mundo natural. A EVOLUÇÃO .

Mas antes disso, com saúde precária e uma família numerosa, mudou-se para o interior da Inglaterra, escrevendo diversas obras como “A Variação de Animais e Plantas Domesticadas”, “A Descendência do Homem”, “A Formação do Húmus Vegetal pela Ação dos Vermes”, “As Diversas Formas de Fertilização de Orquídeas pelos Insetos”, “Plantas Insetívoras”, “O Poder do Movimento das Plantas”, entre outras.

Ainda que tenha sido muito combatida, que tenha sido muito corrompida, mal interpretada e desvirtuada por pensadores e lideres menos iluminados e muito menos autocríticos, hoje ela baseia e dá apoio a tudo que entendemos de evolução. A genética, a anatomia comparada, a observação da natureza, comportamento… (um pouco sobre os desvios na teoria, com bom humor)

De tudo isso, devemos ponderar que a Teoria é muito mais do que se diz e muito menos do que se contradiz. Explico: nessa teoria evoluir não significa “aprimorar”, mas sim ADAPTAR. A adaptação é a chave da evolução. A adaptação, realizada segundo o potencial individual, é o que assegura descendência. Dessa forma pequenas características e mutações que, de alguma forma concedem pequenas vantagens individuais e que, necessariamente, são passadas geneticamente aos descendentes, são o que realizam a evolução de uma espécie. Nada de Elos Perdidos, nada de X-man. Cada mínima mutação vantajosa, herdada de nossos antepassados, cada potencial adaptativo favorável na direção correta, segundo as alterações e condições do ambiente, desenha irrevogavelmente a história evolutiva de cada espécie. E SEGUIMOS MUTANTES, EVOLUINDO E ADAPTANDO… Nós e todas as criaturas da terra.

Anúncios
Esse post foi publicado em Notícias e Infos. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Feliz dia de Charles Darwin

  1. Pingback: 5 Experiencias mais perturbadoras que pais fizeram nos seus próprios filhos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s