A equipe através do tempo

Já falamos que o Núcleo de Fauna sempre contou com a preciosa ajuda de voluntários para sua rotina e desenvolvimento de projetos de pesquisa? Pois precisamos repetir!!! Porque os estagiários são nossos super-heróis! O que seria de nós sem eles? A equipe atual vocês podem ver aqui. Mas já passaram pelo Fauna essa galera toda aí embaixo (Vamos atualizando conforme o pessoal envia as informações). Olha só:

Galera que ficou no verão de 2017 no Núcleo de Fauna:

Drielly VitalDrielly Vital – Aluna da Universidade Castelo Branco, no Curso de Ciências Biológicas. Entrou no Núcleo de Fauna em janeiro de 2017. Veio fazer estágio voluntário apenas no verão de 2017. Durante esse tempo está realizando uma iniciação científica com um projeto em grupo relacionando que animais se alimentam de jaqueira. Ao final do verão, teremos o trabalho “Seleção de espécies vegetais para substituição das jaqueiras baseada na dieta dos animais nativos do JBRJ”.

Flavia Barcelos – A botânica do grupo. É formada em Licenciatura em Ciências Biológicas pelas Faculdades Integradas Maria Thereza (2013), com mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) no Museu Nacional (UFRJ). Entrou no Núcleo de Fauna em janeiro de 2017. Durante o verão de 2017 está participando do projeto de iniciação científica em grupo “Critério de seleção de espécimes vegetais para gomivoria por saguis Callithrix sp. no JBRJ”. Pretende fazer seleção para o doutorado ainda em 2017.

Flavia Fecury – Nossa veterinária do grupo atual. É aluna do Curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal Fluminense (UFF), campus Niterói – RJ. Entrou no Núcleo de Fauna em janeiro de 2017. Durante o verão, está colaborando com o projeto de carnívoros.

José Gabriel da Silva – É aluno do 3º período do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estácio de Sá (UNESA). Entrou no Núcleo de Fauna em janeiro de 2017. Veio fazer estágio voluntário apenas no verão de 2017. Durante esse período está participando do projeto de iniciação científica em grupo “Critério de seleção de espécimes vegetais para gomivoria por saguis Callithrix sp. no JBRJ”.

Juliana Sousa – Outra das pequeninas do grupo atual. Aluna do 8º período do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal Fluminense (UFF) do campus Niterói – RJ. Entrou no Núcleo de Fauna em janeiro de 2017. Durante o verão está realizando uma iniciação científica em grupo relacionando que animais se alimentam de jaqueira, para elaboração do trabalho “Seleção de espécies vegetais para substituição das jaqueiras baseada na dieta dos animais nativos do JBRJ”.

Lakysme Freitas – Aluna do 5º período da FAMATH (Faculdades Integradas Maria Thereza), no curso de Ciências Biológicas. Entrou no Núcleo de Fauna em janeiro de 2017. Veio fazer estágio voluntário apenas no verão de 2017. Durante esse período, está participando do projeto de iniciação científica em grupo “Quantificação da população de saguis no arboreto do JBRJ”.

Mariana Affonso Dias – É aluna do 3º período do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estácio de Sá (UNESA). Entrou no Núcleo de Fauna em janeiro de 2017. Durante o verão está realizando uma iniciação científica em grupo relacionando os animais que se alimentam de jaqueira, para elaboração do trabalho “Seleção de espécies vegetais para substituição das jaqueiras baseada na dieta dos animais nativos do JBRJ”.

Wallace Carvalho Jr. – É aluno do 7º período do Curso de Ciências Biológicas – Modalidade Bacharel em Ecologia, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Entrou no Núcleo de Fauna em janeiro de 2017. Veio fazer estágio voluntário apenas no verão de 2017. Durante esse tempo, está colaborando com o projeto de carnívoros.

Galera que deixou o Núcleo de Fauna em 2016:

André Borja Miranda – Graduando em Ciências Biológicas pela PUC-Rio, cursando bacharelado. Entrou para o Projeto Fauna no início de 2014 com o projeto “Predação de ninhos de aves em um ambiente de floresta urbana”. O estudo buscou descobrir os animais que realizam essa predação através do uso de armadilhas fotográficas e fez uma comparação da taxa de predação com um ambiente natural da Mata Atlântica. Lattes

Guilherme Nunnan

Guilherme Nunan – Aluno da Universidade Veiga de Almeida, começou no Núcleo de Fauna em 2014, estudando os Psitacídeos. Desenvolveu a monografia “Dieta e comportamento alimentar dos Psitacídeos Brotogeris tirica e Pyrrhura frontalis no Jardim Botânico do Rio de Janeiro”. De voluntário passou a bolsista e ajudava a coordenar os voluntários e as atividades de rotina.

Mariana Vergueiro

Mariana Vergueiro – É graduada em Ciências Ambientais pela UNIRIO-Urca. Iniciou estágio-voluntário no Núcleo de Fauna em setembro de 2012. Desenvolveu a pesquisa “Conhecimento Ecológico e Percepção Ambiental sobre Primatas pela Comunidade do Horto/Jardim Botânico, Rio De Janeiro – Brasil”. Curriculo LATTES

Galera que deixou o Núcleo de Fauna em 2015:

Anderson

Anderson

Anderson dos Santos Jr. – Estudante de graduação, faz Licenciatura em Ciências Biológicas pela UFRJ/CEDERJ. Está atualmente no 7º período. Integrante do Projeto Fauna desde 2012, pesquisa o “Comportamento de aquisição de alimentos por macacos-prego (Sapajus nigritus) em áreas com diferentes influências antrópicas na Mata Atlântica do Rio de Janeiro (Jardim Botânico do Rio Janeiro e Parque Nacional da Tijuca)”.

 

Barbara Fernandes – Graduanda em Ciências Biológicas pela Pontíficia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC­Rio), cursando 6o período. Ingressou no estágio­voluntário do Projeto de Conservação da Fauna do Jardim Botânico em junho de 2014. Iniciará estudo sobre Dispersão de sementes com quati.

 

Géssica Machado

Géssica Machado

Gessica Machado – Graduada em Ciências Biológicas Licenciatura pela Unigranrio em 2012, atualmente estuda Ciências Biológicas Bacharelado na Universidade Estácio de Sá 8º período. Atua no estudo do comportamento sócio-sexuais e alimentar de saguis Callithrix penicillata e Callithrix jacchus, e gosta de observar comportamento de macacos pregos.

Lattes

 

Luciana Carnevale

Luciana Carnevale

Luciana Carnevale – Graduada em Ciências Biológicas pela UNIGRANRIO desde 2009, teve a oportunidade de trabalhar com comportamento e condicionamento animal na Fundação RIOZOO. Gosta de observar o comportamento e suas variações, pesquisando sobre Comportamento Antropizado, no Projeto Fauna do Jardim Botânico. Neste estudo, observa as interações comportamentais entre os primatas não humanos e nós, os primatas humanos. Observa formas de comportamentos desenvolvidas pelos primatas que os levam à obterem vantagens durante a convivência com os seres humanos.

 

Mariana Bezerra Duarte

Mariana Bezerra Duarte

Mariana Bezerra Duarte – Estudo comportamental de saguis e gomivoria, aluna do curso de Ciências Biológicas da Faculdades Integradas Maria Thereza, começou no Projeto Fauna em novembro de 2014.

 

 

 

Mirela Santos

Mirela Santos

Mirella Santos – É Graduanda em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), cursando o 5º período. Iniciou o estágio-voluntário no Projeto Fauna em Junho de 2014 e, atualmente, está envolvida na pesquisa com  população alóctone de micos-de-cheiro, Saimiri sciureus. É amante de tudo na Biologia e, futuramente, pretende desenvolver um estudo direcionado aos lagartos da espécie Salvator merianae, o tão famoso Teiú, que eventualmente é encontrado vagando pelos gramados do JBRJ.

Galera que deixou o Núcleo de Fauna em 2014:

Bruno Vale

Bruno Valle

Bruno Valle – Cursa o 7° periodo de Biologia na Universidade Veiga de Almeida. Entrou para o Projeto Fauna em Novembro de 2013 e esta desenvolvendo a pesquisa “MAPEAMENTO DE NINHOS E ECOLOGIA ALIMENTAR DE CORUJAS (Tytonidae e Strigidae) DO JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO. Curriculo LATES

 

 

Clara Ferreira

Clara Ferreira

Clara Ferreira – É graduanda em Ciências Biológicas (Bacharel) pela Universidade Estácio de Sá (UNESA), cursando o 8º período. Entrou para o Projeto Fauna em 2013. Faz coleta de material biológico para elaboração de trabalho de conclusão de curso da universidade sobre parasitas em fezes de sagui (Callithrix spp.).

 

 

Júlia Caetano

Júlia Caetano

Júlia CaetanoJúlia Caetano – Aluna da PUC, apaixonada por répteis. Começou o Projeto em fevereiro de 2014 e encerrou suas atividades em julho do mesmo ano, quando foi aprovada para um estágio dos sonhos.

 

 

 

Paula Correa

Paula Correa

Paula Correa – Foi nossa estagiária-voluntária emprestada. Na verdade, uma colaboradora. É guia do Centro de Visitantes do JBRJ, mas gosta tanto de animais e se identificou tanto com o Projeto fauna, que participa da rotina e das nossas atividades. Desde 2012 nos ajuda a cuidar dos bichinhos.

 

 

Gabriela Vivacqua

Gabriela Vivacqua

Gabriela Vivacqua – Uma das únicas não-biólogas na história do projeto fauna, formou-se advogada!!! É sério! Cursou direito na Universidade Cândido Mendes. Pretende estudar Biologia ou veterinária depois, vamos torcer. Sua verdadeira paixão é a natureza, o que a  levou ao Projeto Fauna em 2013. Realiza uma pesquisa sobre o impacto dos animais domésticos no Jardim Botânico e no Parque Nacional da Floresta da Tijuca e suas implicações legais. Fez algumas das fotos mais lindas.

 

Letícia Vieira – Aluna da UERJ, atuou na nossa ação de “Monitoramento e controle por esterilização de saguis invasores”, sendo orientada pelo nosso parceiro e veterinário do Projeto, Kadu Verona. Curriculo LATTES

Mariana Portilho – Aluna da PUC-Rio, desenvolve a pesquisa “Levantamento populacional de Ramphastos vitellinus ariel (tucano-de-bico-preto)” sob orientação do colaborador do Projeto Henrique Rajão.

Franciane Souza Santos

Franciane Souza Santos

Franciane Souza Santos – Aluna da UERJ, atuou na nossa ação de “Monitoramento e controle por esterilização de saguis invasores”, sendo orientada pelo nosso parceiro e veterinário do Projeto, Kadu Verona. 

 

 

 

Priscila

Priscila Yanez

Priscila Yanez  – aluna de Biologia da universidade Estácio de Sá, estou no 6° Período, começou em julho de 2014 um trabalho com processos de decomposição de carcaças de animais em composto orgânico.

 

 

 

 

Galera que deixou o Projeto Fauna em 2013:

camilaCamila Joannes – Formou-se em Ciências Biológicas (Bacharelado) pela UNIRIO em agosto de 2014, com uma monografia nota 10. Fez estágio-voluntário no Projeto Fauna entre 2011 e novembro de 2013. Desenvolveu a pesquisa “A Alimentação e Área de Vida de macacos-prego (Sapajus nigritus) no Jardim Botânico do Rio de Janeiro: influências antrópicas na ecologia, uso do espaço e comportamento do grupo”, sob orientação da Cris. (Facebook x Curriculo LATES)

IMG_1469Carla Helena Neiva – Bióloga formada pela Universidade Gama Filho (2011). Entrou no Projeto Fauna em 2009, tendo como pesquisa de graduação “Vocalização entre dois grupos de  Callithrix jacchus e Callithrix sp.”, já concluída e sob orientação da profª Natalie Villar Freret-Meurer. Entre 2012 e 2013, fez  Pós-graduação em Gestão Ambiental também pela UGF e elaborou sua monografia “Atendimentos da fauna pelo Projeto de Conservação da Fauna do JBRJ”, sob orientação da Cris. (Facebook x Curriculo LATES)

flaviaFlavia Herminio Rodrigues – Foi nossa “estagiária-terceirizada”, como costumávamos brincar, pois veio através da Marina Zaluar para ajudar em seu mestrado. Flávia faz graduação em Ciências Biológicas na UFRJ, e estava no 1º período do curso na UERJ quando entrou para o Proj Fauna, e então trocou de universidade. Esteve no Projeto Fauna desde 2012 até novembro de 2013, e colaborou na pesquisa da Marina sobre observação comportamental de saguis. (Facebook )

marinaMarina Zaluar – Bióloga formada pela UNIRIO. Entrou no Projeto Fauna em 2009, e realizou a pesquisa intitulada “Utilização do habitat, locomoção e postura de  Callithrix jacchus Linnaeus, 1758 (Mammalia, Primates)”, já concluída, sob orientação do profº Oscar Rocha-Barbosa, da UERJ. Está concluindo o mestrado na Pós Graduação em Ecologia e Evolução na UERJ, defendendo a pesquisa intitulada “Comportamento e utilização do habitat em grupos de Callithrix sp. (Primates, Callithrichidae) no Instituto de Pesquisas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro”. (Facebook x Curriculo LATES)

phillipePhillipe Knippel – Está concluindo a graduação em Ciências Biológicas na Universidade Estácio de Sá (UNESA). Foi estagiário-voluntário do Projeto Fauna desde 2011 até novembro de 2013, onde desenvolveu a pesquisa: “Estrutura e dinâmica da população e controle da exótica jaqueira (Artocarpus heterophyllus)”, vendo também a fauna que depende dela, sob orientação da Cris. Está na reta final com sua monografia. (Facebook )

robertaRoberta Costa  – Faz graduação em Ciências Biológicas na Universidade Estácio de Sá (UNESA). Entrou no Projeto Fauna do JBRJ em 2013 e ficou quase 1 ano. Pesquisou mamíferos noturnos não voadores no JBRJ e conseguiu registrar uma família de mão-peladas em camera trap. Mas o equipamento foi furtado e foi obrigada e mudar de linha de pesquisa. (Facebook x Curriculo LATES)

Galera que deixou o Projeto Fauna em 2012:

luciana

Luciana Araújo Silva – Foi estagiária no Projeto Fauna entre maio de 2011 e dezembro de 2012. Seu projeto foi realizado em parceria com a Liana, acompanhando grupos de saguis. Luciana e Liana se revesavam entre os turnos da manhã e tarde. Coletaram dados de dieta, uso do espaço, comportamento, área de vida e fenologia das árvores das áreas de vida. Com estes dados, Luciana fez sua monografia “Fenologia e variações na dieta e área de vida de saguis (Callithrix sp.) no Jardim Botânico do Rio de Janeiro”. E vem publicação por aí… “Participar do Projeto Fauna foi uma experiência muito gratificante na minha vida, pois foi um período em que fiz novos amigos e descobri um novo amor… primatas!!!” (Facebook x Curriculo LATES)

Galera que deixou o Projeto Fauna em 2008:

guilherme-atualGuilherme Serpa – Ele já era graduado em Direito (!) quando entrou no curso de Ciências Biológicas. Logo de início cultivou seu interesse pela Ornitologia, sendo o primeiro estagiário-voluntário do Projeto Fauna. Auxiliou na atualização da lista das aves do Jardim Botânico. Hoje Guilherme trabalha principalmente com consultoria ambiental, em inventários e monitoramentos de avifauna em diversas regiões do Brasil, sendo co-autor do livro “Aves – Estado do Rio de Janeiro”, junto com o renomado fotógrafo Edson Endrigo. E continua colaborando com o Projeto Fauna em assuntos ornitológicos. (Facebook x Curriculo LATES)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s